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Normas de Submissão de Trabalho

Confira os prazos

Período

Descrição

02 de Fevereiro de 2015
08 de Abril de 2015
Data limite para submissão de trabalho
16 de Março de 2015
12 de Abril de 2015
Data limite para correção dos trabalhos aceitos com restrição
06 de Abril de 2015
16 de Abril de 2015
Divulgação do resultado final das avaliações dos trabalhos
Fique atento aos prazos, não deixe seu trabalho para ser enviado no último dia. É comum lentidão por congestionamento nos prazos finais.

INSCRIÇÕES


Os trabalhos serão recebidos por formulário on-line até a meia-noite do dia 08 de Abril de 2015 (horário de Brasília), impreterivelmente. Poderão ser submetidos apenas na modalidade artigo.

Importante: O autor poderá indicar a forma de apresentação pretendida, porém, reserva-se o direito a Comissão Científica de selecionar se a apresentação do trabalho submetido será Comunicação oral ou Pôster.

Os trabalhos devem ser redigidos em Português, idioma oficial do evento.

Os trabalhos deverão ser submetidos através da área do congressista no ícone Trabalho Científico.

Importante: No preenchimento dos dados da plataforma de submissão é solicitado um resumo. O mesmo deverá ter no máximo 250 palavras, sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza. Adicionar de três a cinco palavras-chave..

Importante: Não serão aceitos em nenhuma hipótese trabalhos enviados por e-mail.

Para cada inscrito serão aceitos, no máximo, 2 (dois) trabalhos como primeiro autor não podendo ultrapassar 5 (cinco) participantes por trabalho incluindo o orientador. Não há limite de participação na condição de coautor.

O autor e co-autores, obrigatoriamente, deverão estar cadastrados no sistema por ocasião da submissão do trabalho. Os autores apenas poderão submeter trabalhos na forma de Artigo. Além do critério de adequação ao tema, serão considerados os itens a seguir:

Importante: O arquivo do Artigo completo deverá ser adicionado na plataforma de submissão, conforme normas estabelecidas no item MODALIDADE.


As propostas deverão estar vinculadas a alguma das áreas ou subáreas temáticas listadas abaixo:

Área 1: Engenharia de Petróleo
Sub-áreas:
  1. Geociências.
    • Geologia
    • Geofísica
  2. Engenharia de Reservatórios.
    • Gerenciamento de reservatório
    • Simulação numérica de reservatórios
    • Caracterização de fluidos e rochas
    • Fluxo no meio poroso
    • Previsão de comportamento de reservatório
    • Recuperação suplementar (convencional e avançada)
  3. Engenharia de Poços.
    • Tecnologia de perfuração
    • Tecnologia de completação
    • Fluidos de perfuração e completação
    • Monitoração, controle e automação de poços produtores/injetores
    • Restauração de poços
    • Estimulação de poços
    • Manutenção de poços
  4. Processos de Produção.
    • Sistemas de elevação
    • Processamento primário
    • Escoamento de petróleo
  5. Gestão do Petróleo.
    • Direito do petróleo
    • Economia do petróleo
    • QSMS na indústria do petróleo
  6. Modelagem Matemática e Computacional.
    • Área de reservatório
    • Área de poço
    • Área de superfície
Área 2: Engenharia de Gás Natural
Sub-áreas:
  1. Exploração do Gás Natural.
  2. Explotação do Gás Natural.
  3. Produção do Gás Natural.
  4. Termodinâmica Aplicada.
  5. Escoamento de Fluidos Compressíveis.
  6. Instrumentação e Controle.
  7. Beneficiamento do Gás Natural.
  8. Combustão.
  9. Transporte de Gás Natural.
  10. Armazenamento de Gás Natural.
  11. Distribuição de Gás Natural.
  12. Segurança e Meio Ambiente.
  13. Normas Técnicas.
  14. Aplicações do Gás Natural.
  15. Economia do Gás Natural.
Área 3: Biocombustíveis e Sistemas Energéticos
Sub-áreas:
  1. Biodiesel.
  2. Bioetanol.
  3. Biogás.
  4. Bio-óleo.
  5. Catálise e Catalisadores para Biocombustíveis.
  6. Matérias-primas para Biocombustíveis.
  7. Tecnologias para Combustíveis Limpos.
  8. Cogeração
  9. Energia Solar
  10. Máquinas não Convencionais de Conversão de Energia
  11. Mudança de Fase Líquido-Vapor
  12. Sensores Bifásicos
  13. Turbinas Eólicas
Área 4: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Sub-áreas:
  1. Impactos ambientais na Indústria de Petróleo e Gás.
  2. Tratamento de Efluentes.
  3. Matérias-primas para Tratamento.
  4. Gestão Ambiental.
  5. Sustentabilidade da Indústria de Petróleo e Gás.
  6. Medidas preventivas na Indústria de petróleo e Gás.
Área 5: Áreas Complementares da Cadeia da Indústria do Petróleo
Sub-áreas:
  1. Tecnologia de Oleodutos.
  2. Tecnologia de Gasodutos.
  3. Processos de Refino.
  4. Catálise e Catalisadores de Refino.
  5. Técnicas de Caracterização de Catalisadores.
  6. Combustíveis.
  7. Derivados.
  8. Petroquímica.

MODALIDADE


Artigo

O artigo deverá ser digitado no programa Microsoft WORD 2010 ou inferior, para Windows, utilizando formato A4, deverá ter no mínimo 5 páginas e no máximo 10 páginas, margens superior e inferior de 3 cm, esquerda e direita de 2 cm, parágrafo 1 cm, com espaçamento simples entre linhas e conter:

  • Título: (letras maiúsculas, negrito, centralizado e regular, fonte ARIAL tamanho 14. Deixar 1 linha em branco).
  • Autores: (inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), apenas as iniciais em maiúsculas, centralizado e regular, fonte ARIAL tamanho 12. Deixar 1 linha em branco).
  • Afiliação autores: (inserir nome completo da instituição de origem, centralizado e itálico, fonte ARIAL tamanho 10, seguido do e-mail. Deixar 1 linha em branco).
  • Resumo: (deverá ter no máximo 250 palavras, parágrafo único, justificado, regular e coluna única, fonte ARIAL tamanho 12, sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza. Adicionar entre três e cinco palavras-chave que devem ser escritas na linha seguinte, separadas entre si por vírgula e finalizadas por ponto. Deixar 1 linha em branco. Inserir "Quebra de seção contínua").

A partir deste ponto o texto será redigido em 2 colunas e deverá conter Introdução (justificativa implícita e objetivos), Metodologia, Resultados e Discussão (podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras), Conclusões, Agradecimentos (sendo de caráter opcional) e Referências Bibliográficas.

Importante: O uso do papel timbrado é obrigatório.

Modelo de papel timbrado para submissão de trabalhos: Modelo do Trabalho (*.doc)

DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO


Os trabalhos serão analisados pela Comissão Científica do evento, de acordo com os seguintes critérios:

  1. Coerência e coesão textuais
  2. Relevância para a temática

Importante: As decisões quanto a aceitação ou não dos trabalhos pela Comissão Científica do evento são soberanas e irrecorríveis.

FORMAS DE APRESENTAÇÃO


Comunicação Oral

Exposição oral com 15 minutos (10 para apresentação e 5 para arguições). O autor/apresentador deverá entregar na sala multimídia, no turno da manhã do dia da apresentação (conforme programação), arquivo contendo a apresentação, podendo este estar em CDROM ou pen drive. Para apresentação o autor terá a sua disposição projetor multimídia.

Importante: Em hipótese alguma será aceito o recebimento de arquivos no momento e/ou nas salas de apresentação.


Pôster

A apresentação gráfica do pôster deverá ser na forma de painéis, não ultrapassando o limite de 100 cm (altura) por 80 cm (largura), devendo pelo menos um dos autores (devidamente inscrito) permanecer no local de exposição do trabalho durante o horário de apresentação conforme programação.

A informação nele contida deve ser legível a uma distância de aproximadamente 1,5 m, de modo a permitir uma leitura fácil. Devem apresentar os principais aspectos da pesquisa, estando de acordo com o artigo submetido e estruturado da seguinte forma:

  • Na parte superior conter: título, nomes de todos os autores e afiliação institucional.
  • Recomenda-se o uso mínimo de texto e máximo de esquemas, figuras e tabelas.
  • Organizar as informações de modo sequencial: Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões e Agradecimentos (quando aplicável).

Importante: Seguir modelo disponibilizado, podendo a impressão ser em cores ou preto/branco.


Serão selecionados os 03 melhores trabalhos apresentados (dentre Pôster e Comunicação Oral), que receberão destaque na cerimônia de encerramento.
MODELO DE PÔSTER(*.ppt)

Importante

Somente serão apresentados os trabalhos aprovados pela Comissão Científica. Autor e coautores devem ter efetuado o pagamento da taxa de inscrição dentro dos prazos estabelecidos.

CERTIFICADOS


Cada trabalho apresentado terá direito ao certificado, que será em formato on-line e disponibilizado 15 dias após o termino do evento.

Data de entrega: Os certificados serão disponibilizados apenas 15 dias após o encerramento do evento.

Formato: Serão disponibilizados apenas no formato on-line no site do evento.

Onde serão disponibilizado: Na ÁREA DO PARTICIPANTE no ícone DECLARAÇÃO/CERTIFICADOS.

Emissão de Certificado: O CREDENCIAMENTO E ASSINATURA DAS LISTAS DE PRESENÇA DAS ATIVIDADE É OBRIGATÓRIO PARA QUE SEJAM EMITIDOS OS CERTIFICADOS.

IMPORTANTE: Somente autores com inscrição concluída terão o certificado de apresentação de trabalho emitido e a publicação nos ANAIS.

OBSERVAÇÃO


A Comissão Científica reserva-se o direito de julgar, aprovar, aprovar com restrições ou reprovar os trabalhos que por ventura estejam inapropriados, bem como alterar a forma, ordem e horários de apresentação de acordo com a grade de programação (sem prejuízos para o apresentador).

A comunicação com o autor responsável será através da área do congressista, que deverá acompanhar o status do trabalho. Apenas serão divulgados no site do evento e poderão ser apresentados os trabalhos aprovados pela Comissão Científica.

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