Conheça um pouco mais sobre Salvador (BA)
Salvador, a primeira capital do Brasil, é famosa pela arquitetura, música e culinária de influência africana, o que a torna em muitos de seus aspectos culturais, o centro da cultura afro-brasileira. É conhecida como a "Capital da Diversão" por suas exuberantes comemorações carnavalescas que no calendário oficial podem durar até 1 semana. Salvador exala arte e música contemporânea em meio à arquitetura que se manteve intacta desde o século XVII.
Sua fundação em 1549 por Thomé de Souza, como "São Salvador da Bahia de Todos os Santos", ocorreu por conta da implantação do Governo-Geral do Brasil pelo Império Português. A construção da cidade se deu acompanhando a topografia acidentada - dividida em Alta e Baixa - e fica fácil mapeá-la e vislumbrar os atrativos escancarados em cada esquina.
É na parte alta que fica o colorido Pelourinho, bairro histórico e tombado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade. Em suas ruas e vielas estão centenas de casarões dos séculos XVII e XVIII que abrigam de museus a terreiros de candomblé, além de templos católicos que atraem estudiosos do mundo todo - é o caso da igreja de São Francisco, considerada a obra barroca mais rica do país. Salvador possui o maior número de igrejas seculares nas Américas, fundadas nos séculos XVI e XVII. Tem também o maior número de Fortes, além de inúmeros Casarões antigos.
Para chegar à parte baixa da cidade é preciso entrar, literalmente, em um dos cartões-postais de Salvador: o Elevador Lacerda (primeiro elevador no mundo a servir de transporte público), que faz a ligação entre os dois pontos - cidade alta e cidade baixa. Uma vez à beira da Baía de Todos-os-Santos, explorar as praias é fundamental.
Salvador reúne o presente e o passado em perfeita harmonia. Palco de um dos maiores carnavais do mundo (maior festa de rua do mundo segundo o Guinness Book), o reconhecimento internacional da música de Salvador veio pelo anúncio em dezembro de 2015 da integração do município à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, tendo sido reconhecida como "Cidade da Música", título singular no país.
Com mais de 2,9 milhões de habitantes, é o município mais populoso do Nordeste. A cidade é um importante destino turístico do país. O turista que escolhe Salvador pode ir à praia pela manhã, fazer um passeio ao Centro Histórico à tarde, jantar em um dos bons restaurantes da cidade e ir dançar nos ensaios dos blocos de carnaval ou ao som de outros estilos musicais. Outras opções de lazer são os teatros: Castro Alves, o Jorge Amado e o Vila Velha. Ainda se pode ir ao Farol da Barra ver o pôr-do-sol na Baía de Todos os Santos. E tem o Mercado Modelo, ponto escolhido por muitos turistas para comprar lembranças da Bahia, dentre elas: rendas, berimbaus e todo tipo de artesanato produzido no estado.