Área Temática (AT)

Área 1: Geociências e Engenharia de Petróleo

A área de Geociências tem a finalidade de admitir trabalhos que sirvam de base para as áreas das engenharias de reservatório e poço de petróleo, através do estudo de diferentes problemas em geociências, como os dados de superfície e subsuperfície utilizados na indústria de petróleo e integrar essas informações com os engenheiros de petróleo

Subáreas:
Engenharia de Poços
Engenharia de Reservatórios
Geociências
Modelagem Matemática e Computacional
Processos de Produção

Área 2: Engenharia de Gás Natural

Os trabalhos atribuídos nesta área temática envolvem pesquisas teóricas ou experimentais relacionadas a novas tecnologias e cadeias produtivas que abrangem a exploração e produção de gás natural, bem como processamento e comercialização. Origem e composição do Gás Natural. Reservatórios de Gás Natural: determinação de volumes, comportamento de fases, balanço de materiais. Análise de Produção. Processamento do Gás Natural: separação de fases, desidratação, compressão, transporte e armazenagem. Redes de gás natural. Usos e aplicações do gás natural.

Subáreas:
Fontes Não Convencionais de Gás Natural
Gestão do Gás Natural
Indústria do Gás Natural
Propriedades do Gás Natural

Área 3: Gestão do Petróleo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Nesta área serão avaliados os trabalhos jurídicos, de economia, mercado e outros relacionados à gestão do petróleo. Incluem-se ainda as pesquisas destinadas as ações em defesa do meio ambiente oriundos das atividades petrolíferas, bem como os impactos ambientais causados pelo setor. Abordam-se trabalhos com uso de métodos e técnicas menos agressivos ao meio ambiente com vistas a minimizar ou eliminar os danos causados à vegetação, solo e fauna; interferência nos recursos hídricos; geração de ruídos, explosões e vazamento de combustíveis e insegurança nas comunidades.

Subáreas:
Desenvolvimento Sustentável
Direito do Petróleo
Economia do Petróleo
Meio Ambiente
Mercado do Petróleo
QSMS na Indústria do Petróleo
Regulação da Indústria do Petróleo

Área 4: Áreas Complementares da Cadeia da Indústria do Petróleo

Pretende-se reunir nesta área temática pesquisas relacionadas a engenharia de dutos, escoamento em dutos, projeto mecânico de dutos, avaliação de integridade de tubulações e dutos, operação e construção e montagem de dutos. Incluem-se ainda trabalhos referentes as atividades envolvidas no processamento do petróleo para produção de combustíveis e insumos para a indústria petroquímica. Processamento primário. Tecnologia de refino: processos de separação, processos de conversão, processos de tratamento e processos auxiliares. Polimerização e polímeros baseados no petróleo. Processos catalíticos e catalisadores empregados. Métodos de obtenção de catalisadores para refino e técnicas empregadas na caracterização.

Subáreas:
Modelagem Matemática e Computacional
Petroquímica
Processamento de Petróleo
Sistemas de Utilidades
Transporte e Distribuição

Área 5: Combustíveis e Biocombustíveis

Contemplam-se nesta área temática trabalhos científicos em revisão bibliográfica ou pesquisa científica que tratem sobre estudos relacionados a obtenção, caracterização e uso de combustíveis de origem fóssil. Métodos e tipos de matérias-primas utilizadas na preparação dos biocombustíveis e suas caracterizações. Processos catalíticos e catalisadores empregados. Qualidade dos produtos e ciclo de vida dos combustíveis e biocombustíveis. Combustíveis não convencionais ou alternativos. Conversão biológica de biomassa em combustíveis, diversidade da microbiota envolvida na conversão biológica de biomassa.

Subáreas:
Biocombustíveis
Combustíveis e Derivados
Combustíveis Não Convencionais

III Congresso Nacional de Engenharia de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e V Workshop de Engenharia de Petróleo

Os Desafios da Crescente Produção de Petróleo no Brasil