Visita Técnica

Criado em 2004, o Centro de Capacitação Tecnológica em Automação Industrial (CTAI), foi concebido para atuar transversalmente às Engenharias, como um núcleo de ensino e pesquisa de alto nível que integra ambientes de estudo, laboratórios de pesquisa e projetos. O CTAI é um complexo formado por seis principais laboratórios dedicados ao estudo, pesquisa desenvolvimento e execução de projetos, atividades de ensino e extensão. Dentre eles tem-se o Laboratório de Elevação Artificial (LEA), que é o maior e mais bem equipado poço-laboratório do mundo. A unidade disponibiliza duas colunas de produção (BM e BCS) com equipamentos industriais que reproduzem o ambiente de campo em poços artificiais instalados na Escola Politécnica da UFBA.
Recomendações:
1- É vedada a entrada de estudante ou servidor com trajes e calçados indevidos (proibido o uso de bermudas, shorts, chinelos e camisetas), em qualquer ambiente do CTAI durante a visita. Para acesso aos equipamentos de superfície, usar sapatos fechados sem salto alto.
2- Devem resguardar a manutenção do sigilo e a divulgação de informações a que tiverem acesso durante a visita, não sendo permitida a filmagem ou fotografia sem autorização dos responsáveis.
3- Observar e seguir rigorosamente as sinalizações e normas de segurança existentes nos locais, bem como as orientações dadas, ou seja, ser cauteloso, não tocar em equipamentos, máquinas e produtos, caso surja uma curiosidade ou dúvida, perguntar ao responsável que conduz a referida visita.
Vagas: 20 vagas
Horários:
Saída: dia 09/08 às 07:30h (saída do local do evento – será disponibilizado transporte)
Início: 08:00h
Término: 11:30h

Carga Horária: 4

Vagas Disponíveis: 0

O Museu Geológico da Bahia (MGB) é um museu brasileiro localizado na Avenida Sete de Setembro, no Corredor da Vitória, em Salvador, e dispõe de estrutura, instalações e coleções equiparadas com alguns dos melhores museus, de mesmo tema, em funcionamento nos Estados Unidos e na Europa. Se tornou uma boa opção para os estudantes adquirirem novos conhecimentos sobre geologia, mineralogia, pedras preciosas, mineração, história e outros assuntos. Entre as raridades de seu acervo, destaca-se o sodalita-sienito Azul Bahia, típico da Bahia, cotado internacionalmente em cerca de US$ 500 cada/metro quadrado, e uma réplica do Meteorito do Bendegó, o maior meteorito brasileiro, encontrado em 1784, no município baiano de Monte Santo e classificado como o 11º mais importante do mundo. Obs.: Durante a visita haverá a exibição do filme “A História do Petróleo na Bahia” na Saladearte Cinema Museu.
Quantidade de vagas: 20 vagas
Recomendações:
Uso de camisa manga curta, calça e sapato fechado.
Horários:
Saída: dia 09/08 às 08:30h (saída do local do evento – será disponibilizado transporte)
Início: 09:00h
Término: 12:00h

Carga Horária: 4

Vagas Disponíveis: 0

O LAPEG é um dos mais modernos Laboratórios de Petróleo e Gás Natural do país, unidade da UNIFACS, e conta com aparelhos como o Célula PVT, e a Rising Bubble Apparatus, que realiza pesquisas para encontrar a pressão mínima necessária para a eliminação de bolhas de gás presentes no óleo. No laboratório são realizados ensaios de caracterização do óleo, simulando um reservatório de petróleo.
Recomendações:
Uso de camisa, calça, sapato fechado e jaleco.
Horários:
Saída: dia 09/08 às 08:00h (saída do local do evento – será disponibilizado transporte)
Início: 10:00h
Término: 12:00h

Carga Horária: 4

Vagas Disponíveis: 0

III Congresso Nacional de Engenharia de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e V Workshop de Engenharia de Petróleo

Os Desafios da Crescente Produção de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis no Brasil